Usina Termelétrica – Ciclo Combinado

Autor: Edmo dos Santos Oliveira
E-mail: edmooliveiraa@hotmail.com / edmoozone@hotmail.com
Curso: Operador de Usina Termelétrica de Ciclo Combinado
Instituição: Somatica Educar

Uma usina termelétrica operando em ciclo combinado pode ser definida como um conjunto de obras e equipamentos cuja finalidade é a geração de energia elétrica, através de um processo que combina a operação de uma turbina a gás, movida pela queima de gás natural ou óleo
diesel, diretamente acoplada a um gerador.


Os gases de escape da turbina a gás, devido à temperatura, promovem a transformação da água em vapor para o acionamento de uma turbina a vapor, nas mesmas condições descritas no processo de operação de uma termelétrica convencional. A potência média dessas centrais
vem a ser de 300 MW, muito inferior à de uma termelétrica convencional.


De um modo geral, o calor dos gases de exaustão produzidos na queima de combustível de turbinas a gás é aproveitado para gerar vapor em caldeiras.

Este vapor, por sua vez, movimenta turbinas a vapor. Temos, deste modo, dois ciclos térmicos: Brayton (ciclo da turbina a gás) e Rankine (ciclo da turbina a vapor). Daí a denominação “ciclo combinado”.


Teoricamente, pode haver a composição de ciclos térmicos em cascata (“tandem”) com outros ciclos térmicos, não se limitando aos ciclos já expostos.


A combinação de ciclos aumenta a eficiência térmica do sistema, quando comparada à eficiência de um ciclo simples (somente uma máquina térmica convertendo energia térmica em mecânica).


Em usinas de geração de energia elétrica, as máquinas térmicas que pertencem a cada um dos ciclos (turbinas a gás e a vapor) acionam geradores elétricos. Assim, a energia mecânica produzida é adicionalmente convertida em energia elétrica. Porém, há casos em que essa
energia mecânica é utilizada para outras finalidades que não a geração de energia elétrica; por exemplo, para propulsão de navios. Neste último caso, a energia mecânica é utilizada para acionar eixos dos propulsores (hélices) dos navios.

Para ter acesso ao Artigo Completo clique abaixo:

Compartilhe:

Autor: Somática Educar

Somática Educar - cursos profissionalizantes e de capacitação a distância

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.