Relato Sobre o Curso Arqueação de Navios da Somática Educar

Autor: Tiago Motta Costa

Curso Arqueação de Navios – Draft Survey

Devido a minha área de atuação, por ser Piloto Fluvial em uma empresa de navegação no Rio Grande do sul, resolvi fazer o curso para aprimorar meus conhecimentos durante o meu trabalho.


Dentro dos temas estudados durante o curso, o que mais me chamou a atenção foi sobre o Princípio de Arquimedes.

Participe dos Cursos da Somática Educar. Acesse Aqui!


O princípio de Arquimedes diz que todo corpo totalmente imerso ou parcialmente imerso em qualquer liquido fica sujeito a uma força vertical de baixo para cima, igual ao peso da porção de liquido deslocado pelo corpo. A essa força damos o nome de empuxo.


Um navio flutuando livremente, deslocará um volume de água equivalente ao seu peso, levando-se em conta os pesos variáveis a bordo. Esse e o modo mais econômico de se calcular o peso de carga que está a bordo de um navio. Desde de que observada a densidade da água em que esse navio flutua. Sendo a lagoa dos patos onde trabalho, essa densidade varia bastante devido a ligação da lagoa com o oceano. Como acompanho direto esse trabalho de draft survey realizado por uma empresa, no navio que trabalho, durante o carregamento no porto de rio grande obtenho essas informações de densidade da água, deslocamento leve, calados iniciais, com essas informações e com conhecimento adquirido durante o curso consigo acompanhar e saber a quantidade de carga que está sendo embarcada no navio. Com as informações da tabela hidrostática do navio os dados de deslocamento final e inicial estavam sempre a minha disposição, mas foi depois de aprender sobre o princípio de Arquimedes e que essas informações fizeram sentido para mim.


Hoje consigo controlar melhor a quantidade de carga embarcada e calcular o peso total carregado, graças ao que aprendi durante o curso.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.