Sobre os Procedimentos de Draft Survey

Curso Arqueação de Navios – Draft Survey 

Autora: SCHYRLENE DE BULHÕES TENÓRIO 

Toda embarcação tem a propriedade de flutuar devido ao Princípio de Arquimedes, sábio grego  (282 – 212 AC) que descobriu que todo corpo imerso na água fica mais leve devido a uma força  que é exercida pelo líquido sobre o corpo. Esta força, vertical e para cima, que torna mais leve o peso do corpo, é chamada de Empuxo. 

Num corpo imerso em um líquido, atuam duas forças; uma força Peso (P), que sofre à gravidade  terrestre e a força de Empuxo (E), que atua de baixo para cima. Para que a embarcação flutue,  é preciso que o peso seja igual à força de empuxo, ou seja, o peso do volume deslocado de água  naquela condição de calados seja igual ao peso real do navio. 

O procedimento de draft survey se baseia neste princípio. A retirada ou adição de carga a bordo pode imergir o navio em maior ou menor proporção, que pode ser observado através da leitura  dos calados do navio, escalas numéricas marcadas nos dois bordos do navio, Bombordo (BB) e  Boreste (BB), que é a distância vertical compreendida entre o plano de base e a superfície da água onde flutua a embarcação. Uma base de cálculo pode ser montada em softwares, como o  EXCEL, por exemplo, para determinação deste procedimento. 

No Brasil, o Draft Survey vem sendo praticado como determinação de quantidades de carga e  descarga após a década de 80, tanto por oficiais dos navios, como por pessoas envolvidas na  compra ou venda das mercadorias. Antes do Draft Survey, toda a carga exportada ou importada  era verificada utilizando-se dos valores obtidos pela pesagem dos veículos em balanças de terra.  

Um cálculo de draft survey pode ser muito preciso, chegando a ter erros máximos de mais ou  menos 0,05%. Traz segurança para todas as partes envolvidas, sejam importadores ou  exportadores, bem como para as autoridades aduaneiras dos estados, que cobram seus  impostos através da quantidade embarcada ou desembarcada.

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