Definições básicas sobre procedimentos de carga a granel

Autor: Hemerson Bruno Chaves da Silva

e-mail: hbrunosilva2016@gmail.com

Curso Arqueação de Navios – Draft Survey – Somática Educar

OBJETIVO

O objetivo deste estudo é oferecer um conhecimento básico sobre os procedimentos de determinação de carga a granel, que é embarcada ou desembarcada dos navios mercantes, através de um conjunto de procedimentos denominados ARQUEAÇÃO DE NAVIOS (Draft Survey).

  1. Definições

Arqueação

Cálculos hidrostáticos para determinação da quantidade de carga embarcada ou desembarcada de um navio.É também, a medida da capacidade dos espaços internos do navio.

Arquear é determinar o volume de água deslocado por um navio, através da leitura de calados, fórmulas e tabelas do mesmo. O cálculo desse volume se faz baseando-se no princípio de Arquimedes: “Todo corpo, parcialmente ou totalmente submerso em um líquido, sofre um empuxo vertical de baixo para cima, igual ao peso do volume deslocado por aquele corpo”.

Sendo assim, para executar a arqueação, é indispensável o conhecimento do navio, seu comportamento, sua geometria, estrutura etc. para podermos, por meio de medições, checagens e consulta às tabelas de lastro e hidrostática, determinar o peso da carga embarcada ou desembarcada.

draft survey
draft survey

    Tipos de arqueação

O processo consiste em determinar, para uma determinada flutuação, o peso da carga embarcada, ou no momento da sua determinação.

O processo de arqueação é único, contudo, dependendo do momento em que o navio é arqueado, podemos identificar três tipos diferentes de arqueações:

Saiba Mais…

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.