Autor: Hemerson Bruno Chaves da Silva
e-mail: hbrunosilva2016@gmail.com
OBJETIVO
O objetivo deste estudo é oferecer um conhecimento básico sobre os procedimentos de determinação de carga a granel, que é embarcada ou desembarcada dos navios mercantes, através de um conjunto de procedimentos denominados ARQUEAÇÃO DE NAVIOS (Draft Survey).
- Definições
Arqueação
Cálculos hidrostáticos para determinação da quantidade de carga embarcada ou desembarcada de um navio.É também, a medida da capacidade dos espaços internos do navio.
Arquear é determinar o volume de água deslocado por um navio, através da leitura de calados, fórmulas e tabelas do mesmo. O cálculo desse volume se faz baseando-se no princípio de Arquimedes: “Todo corpo, parcialmente ou totalmente submerso em um líquido, sofre um empuxo vertical de baixo para cima, igual ao peso do volume deslocado por aquele corpo”.
Sendo assim, para executar a arqueação, é indispensável o conhecimento do navio, seu comportamento, sua geometria, estrutura etc. para podermos, por meio de medições, checagens e consulta às tabelas de lastro e hidrostática, determinar o peso da carga embarcada ou desembarcada.

Tipos de arqueação
O processo consiste em determinar, para uma determinada flutuação, o peso da carga embarcada, ou no momento da sua determinação.
O processo de arqueação é único, contudo, dependendo do momento em que o navio é arqueado, podemos identificar três tipos diferentes de arqueações: