O que é Ecologia Humana (EH)?

A Ecologia Humana tem como objeto de estudo a relação do ser humano com o seu ambiente natural.

A teoria da ecologia humana é uma maneira de analisar as interações dos humanos com seus ambientes e considerar essa relação como um sistema. Neste quadro teórico, os aspectos biológicos, sociais e físicos do organismo são considerados dentro do contexto de seus ambientes. Esses ambientes podem ser o mundo natural, a realidade construída pelos humanos e / ou o meio social e cultural em que o organismo existe.

A teoria ecológica humana é provavelmente uma das primeiras teorias da família e, no entanto, também contém muitos elementos novos e em evolução que emergiram, já que começamos a perceber como os ambientes naturais e humanos criados afetam nosso comportamento e como indivíduos e famílias em virar, influenciar esses ambientes. Na ecologia humana, a pessoa e o meio ambiente são vistos como interligados em um processo ativo de influência e mudança mútua.


A Ecologia Humana torna-se essencial para o estudo cientifico da vida social, pois ela é uma perspectiva, um método, um corpo de conhecimento, disciplina básica para todos os outros campos do conhecimento (Wirt, 1970).

Ecologia Humana

O Brasil é um país com grande diversidade étnica, racial e cultural, com desafio constante na busca pela garantia de direitos e do bem-estar social da sua população. Os povos e comunidades tradicionais são uma parte da população do país que permanece na invisibilidade, exclusão e constantemente são submetidos a várias formas de discriminação, graças a luta de vários movimentos sociais estes ganharam evidencia, articulação e mobilização o que gerou também um certo reconhecimento destes perante as leis e dos órgão que fazem estas leis no país (Ministério Público de Minas Gerais, 2012).

Um exemplo de estudo no âmbito da Ecologia Humana são os Povos e Comunidades Tradicionais que são populações históricas e ocupam o território nacional, numa interação constante com o meio ambiente. Mesmo desempenhando importante papel em diversos processos da construção do País, eles têm ficado à margem da sociedade. Estudar estes povos é evidenciar suas potencialidades e fragilidades ajudando-os assim a sair da invisibilidade e exclusão. Sendo a Ecologia humana um estudo das relações homem natureza e natureza homem busca entender suas relações e as consequências destas, partindo de seus três pilares vai buscar entender como isso se dá, fazendo uma análise que parte do indivíduo, coletivo, físico-natural e ecológico (Bomfim, 2016), elementos extremamente presentes nos PCTs, comunidades que são importante patrimônio histórico/cultural, onde existe na relação homem- natureza uma procura por equilíbrio, num conjunto de saberes ecológicos que tem dimensão espacial, comunitária, evolucional e holística (Grzebieluka, 2012).

Sobre o Curso Ecologia Humana

A Somática Educar está oferecendo o  Curso Ecologia Humana (EH) totalmente a distância.

O curso é totalmente a distância via internet. Assim que efetivar a sua inscrição, liberaremos para o seu e-mail uma senha e login e o link de acesso ao curso. No ambiente virtual do curso estarão disponibilizados todos os materiais, e-apostilas, e-books, vídeos, fóruns de dúvidas e discussões, atividades dentre outros.

O aluno acessa o curso no momento em que desejar. Para receber o certificado o aluno terá que no enviar todas as atividades propostas(exercícios) durante o curso.

Assuntos que serão abordados durante o Curso Ecologia Humana (EH)


– O Ramo Científico da Ecologia Humana
– Mapas Conceituais
– A Revolução Neolítica
– A Evolução Humana
– Cultura e Adaptação Humana
– O Espaço e o Território
– Causa e Efeito
– Meliponicultura
-Troca e Subsistência
– Anatomia e Fisiologia da Mente
– Educação Psicopreventiva
– Okeidade e Não Okeidade
-Sincronicidade e Tonos Emocional
– Estudo do Caso

Carga horária: 210 horas – o aluno poderá acessar o ambiente do curso no momento em que desejar – estipulamos uma média em dias de duração do curso de 60 dias

Inscrições Aqui!

Powered by Somática Educar

Fonte consultadas:

  • Portal São Francisco – https://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/ecologia-humana
  • O Télos da Ecologia Humana no Brasil e sua interface com as populações tradicionais – Autores:Ioná Pereira da Silva e Luciano Sergio Ventin Bomfim – Disponível em:  https://doi.org/10.22571/2526-433815
  • Wirt, L. (1970). Histórico da Ecologia Humana. In D. Pierson. Estudos de Ecologia Humana (Tomo I): leituras de sociologia e antropologia social. Porto Alegre: Martins Livreiro. 1
  • Ministério Público de Minas Gerais. (2012). Direitos dos Povos e Comunidades Tradicionais. Belo Horizonte: Ministério Público de Minas Gerais.
  • Bomfim, L. S. V. (2016). No Brasil, a Ecologia Humana é um paradigma científico ou outro tipo de ciência emergente? Revista Ecologias Humanas, 2(2), 99-122.
  • Grzebieluka, D. (2012). Por uma tipologia das comunidades tradicionais brasileiras. Revista Geografar, 7(1), 116-137. doi: 10.5380/geografar.v7i1.21757
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.