O avanço tecnológico e o comprometimento dos agentes de aeroportos

O agente de aeroporto é a porta de entrada para o cliente iniciar o
contato direto com a empresa aérea, é o espelho da empresa, pelo qual o cliente já terá uma noção de como avaliar a companhia aérea caso o mesmo envie um feedback à empresa.

Compartilhe:

Autor: Alexandre Cardoso Freitas

Aracaju – SE

Curso Agente AeroPortuário

Somática Educar

1. INTRODUÇÃO 

A tecnologia vem facilitando cada vez mais na compra de passagens e check-ins nos aeroportos, isso nos faz pensar que os agentes aeroportuários poderiam ficar com seus cargos ameaçados devido à tecnologia, porém o que ocorre é justamente o contrário, pois tudo isso requer um comprometimento evidente destes profissionais tripulantes de solo dos aeroportos, pois o agente de aeroporto é o cartão de visita das empresas aéreas, é o espelho, o primeiro contato da companhia aérea com o cliente. Mesmo com o avanço tecnológico que faz com que os passageiros realizem praticamente todos os procedimentos on-line, os agentes de aeroportos continuam tendo uma grande importância nos aeroportos e também para as companhias aéreas. O objetivo deste artigo é mostrar a importância da atuação dos agentes de aeroportos perante o avanço da tecnologia. 

2. DESENVOLVIMENTO 

Na aviação civil, não existe somente o piloto, os aviões e os comissários de bordo. Para que a aviação possa funcionar de fato, é preciso uma série de procedimentos, o que inclui a logística, a segurança e o trabalho complexo por parte dos tripulantes. A aviação é muito complexa, logo, exige-se um trabalho em todos os setores do ramo. Além dos pilotos e comissários, que são tripulantes de bordo das aeronaves, também existem os tripulantes de solo, que são os agentes aeroportuários, os que atuam com a logística e atendimento em cada setor do aeroporto. Os agentes aeroportuários são aqueles que atuam com a logística no lado ar dos aeroportos, ou seja, no aeródromo. Eles são responsáveis por manusear equipamentos para transportar bagagens, encomendas, suprimentos para o serviço de bordo etc. Geralmente são contratados por empresas privadas prestadoras de serviços terceirizados em aeroportos. Já os agentes de aeroportos são contratados pelas companhias aéreas, e têm a devida função de prestar o atendimento ao público da melhor forma possível, pois este funcionário é o cartão de visitas da empresa, já que é através dele que o cliente terá o primeiro contato com a mesma. 

A área de atuação deste profissional abrange vários setores das atividades aeroportuárias, como em lojas (seja dentro ou fora do aeroporto), check-in, embarque e desembarque de passageiros, serviços de atendimento especial, reservas, buscas de bagagens extraviadas, informações e vendas de passagens aéreas, orientação aos passageiros em conexão, atendimento ao cliente, etc. O agente de aeroporto é essencial para a aviação civil, pois é através dele que se inicia o processo de viagem dos passageiros. 

Assim como no universo digital a tecnologia vem se evoluindo a cada dia, na aviação não é diferente, pois atualmente a tecnologia tem favorecido aos passageiros e clientes das companhias aéreas ao realizar os procedimentos de viagem, desde a compra de uma passagem pela internet até o momento do check-in que também é feito pela internet. Hoje existem meios diversos para os clientes passageiros terem mais comodidade ao realizar o embarque, e todas as companhias aéreas brasileiras dispõem deste meio tecnológico, mas aí é que vem um empecilho que muitos questionam e que até faz sentido, mas que não afetará negativamente a aviação civil, e sim positivamente, que é o avanço tecnológico dos procedimentos disponibilizados para os clientes passageiros da aviação civil, e a função do agente de aeroporto. Mesmo com toda essa tecnologia, o agente de aeroporto continua sendo essencial para as companhias aéreas e também para o próprio aeroporto em si, pois ele tem múltiplas funções, é um profissional com alta versatilidade e está disposto sempre a trazer o melhor que a companhia aérea pode oferecer em termos de qualidade de atendimento. Os agentes de aeroporto têm uma responsabilidade muito grande no tocante às bagagens dos passageiros na hora do despacho e também na condução daqueles que necessitam de serviços especiais. Outro fator importante do agente de aeroporto além é claro dos agentes aeroportuários que atuam com exclusividade nos aeródromos, é a segurança, pois na aviação a segurança é primordial para que tudo saia conforme o planejado e não aconteça incidentes. 

Para ter acesso ao Artigo Completo Clicar Abaixo

Compartilhe:

Autor: Somática Educar

Somática Educar - cursos profissionalizantes e de capacitação a distância

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.