MÉTODOS PARA SE CALCULAR DRAFT SURVEY

NOME: PATRICK SIQUEIRA DE OLIVEIRA

CURSO: ARQUEAÇÃO DE NAVIOS – DRAFT SURVEY

EMAIL: PATRICK.AGRONOMIA@HOTMAIL.COM

As atividades que envolvem o draft devem ser realizadas de uma só vez em um curto intervalo de tempo onde uma seja suscetível a outra, assim evitando diferenças no resultado e chegando a um resultado confiável. (PEREIRA,2011).

Algumas dessas atividades são:

  • Leitura dos calados.
  • Determinar a densidade em que esse navio flutua.
  • Determinar a constante do navio. 
  • Obter o valor dos pesos dos consumíveis. 
  • Obter os valores do cálculo do calado.
  • Determinação do deslocamento real do navio.
  • Obter o real peso da carga que será transportada.

As operações devem ser feitas na forma em que as leituras de calado sejam feitas nas seis marcas de calados, na parte da frente, no meio e na traseira do navio, coletar a água de onde se navega, fazer medição de tanques de lastro, óleo, combustíveis e água doce que existem a bordo. (GOMES,1986)

A parte da documentação segundo (PEREIRA,2011), são necessários:

  • Tabela ou plano de curvas hidrostáticas.
  • Tabela de sondagem para os tanques de óleo combustível.
  • Livro de dados do navio.
  • Tabela de ulagens.
  • Plano de capacidade.
  • Plano de arranjo geral.

A leitura de calado e uma das atividades que requer muita atenção, pois esses valores que lhe dará um resultado confiável na arqueação da carga.

Quanto a densidade de água ela é definida como uma quantidade de massa por uma unidade de volume. (DERRET,1999)

A densidade da água deve ser determinada no mesmo instante em que e feita a leitura de calado.

A agua salgada tem uma densidade relativa de 1,025 T/m^3, e a densidade da agua doce tem 1 T/m^3, esse valor real que ajuda corrigir o deslocamento obtido nas tabelas ou curvas hidrostáticas, esse valor da densidade é obtido através de um densímetro, balde e uma proveta.

Para início dos cálculos deve-se obter:

  • Consumíveis.
  • Valor da constante do navio.
  • Valor de deslocamento leve.
  • Valor de deslocamento do navio carregado.

Lembrando que os calados são muito importantes nessa etapa, devem ser coletados na parte da frente, meio e traseira do navio.

REFERÊNCIAS 

DERRETT, C. D. R. Ship Stability for Masters and Mates. 5ª. ed. Burlington: Butterworth-Heinemann, 1999. GOMES, C. R. C. A Arqueação da Carga: Draft Survey. 1ª. ed. Rio de Janeiro:

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