Conceitos básicos e importância do método de arqueação

Autor: Marcus Vinicius Campos Rodrigues Coelho.
PERITO SURVEYOR
CREA 22658-TD
RFB-SC;AM E CE

Curso Draft Survey – Arqueação de Navios

Somática Educar

Cientificamente arqueação de carga de navios é o método mais confiável para determinar carga e descarga de uma embarcação mercante através do método DRAFT SURVEY ou mensuração em arqueação com base no método DE ARQUIMEDES.  

Porém é indispensável que o perito arqueador seja dotado de atenção por trabalhar com coleta de variados dados de natureza técnica para chegar a um resultado satisfatório de volume ou peso de toneladas de cargas embarcadas ou desembarcadas nos portos brasileiros e demais portos mundiais.

O bom profissional deve ficar atento a todas as variáveis, vez que quaisquer discrepâncias podem significar enormes prejuízos aos interessados ou envolvidos na operação. 

Embora softwares diversos, foram desenvolvidos todo profissional deve redobrar atenção a dimensão ou particularidade de cada embarcação.   Importante também, além da experiência deve haver questão do bom senso pois existem casos raros de resultados incompatíveis com resultados obtidos.

Fundamental para este profissional, além do conhecimento técnico cientifico, experiência e um pouco de estudo e conhecimento, relacionado ao Comercio Exterior, bem como a legislação interna e externa observando exigências técnica normas nacionais e internacionais.

O método é eficaz e tem confiabilidade total, desde que bem aplicado. Tem também, respaldo de organismo internacionais podendo ser usado juridicamente, onde o profissional se reveste de tamanha responsabilidade na emissão de laudo e pareceres técnicos.

Enquanto resultados de balanças de fluxos são contestados por motivos diversos como:

Falta de manutenção, regulagem e excessos de usos ou desuso operacional ou falta de atenção do operador tornando assim, o método em extrema confiança por ser independente e acusar diferenças significativas que compete somente a este método.

Outro aspecto principal, haja vista que contratos internacionais, sejam fechados onde o peso da balança de fluxo muitas vezes, seja oficializada é a questão de que necessita se muitas vezes, dos dois pesos em documentos oficiais internacionais, para comparativos bem como confirmação e ou legalização de discrepâncias aparentes ou formulação de processos legais de compra e venda ou litigio entre partes.

Marcus Vinicius Campos Rodrigues Coelho.

PERITO SURVEYOR.

CREA 22658-TD

RFB-SC;AM E CE.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.