Relato de Experiência

Essa atividade proporcionou as crianças utilizarem o sistema monetário para fazer compras, vendas, comparar valores e resolver situações matemáticas, desenvolvendo o cálculo mental na moeda real e centavo.

Compartilhe:

Matemática na prática- Sistema Monetário

Autoras:

Ivanete Scopel Antunes

Lúcia da Silva de Souza

Professoras da Rede Municipal de Ijuí/RS

Atendendo as orientações da BNCC, tendo como objetivo desenvolver as habilidades e competências determinadas a cada ano, considerando a criança como protagonista, com o intuito de tornar a aprendizagem lúdica e significativa, para trabalhar o sistema monetário no 3º ano o ensino fundamental, organizamos um “bar com guloseimas”. Essa atividade proporcionou as crianças utilizarem o sistema monetário para fazer compras, vendas, comparar valores e resolver situações matemáticas, desenvolvendo o cálculo mental na moeda real e centavo.

Para as crianças o aprendizado da matemática se tornou um momento prazeroso, divertido e gostoso, em que elas são desafiadas a ampliar seus conhecimentos sobre o sistema monetário, bem como a responsabilidade em solucionar problemas de compra e venda.

No primeiro momento as crianças receberam um bilhete informando às famílias sobre a proposta de trabalho, que teríamos venda de guloseimas, e se desejassem poderiam enviar dinheiro para que as crianças pudessem comprar. 

O espaço foi organizado, tendo os produtos identificados com plaquinhas contendo nomes e valores, para que aas crianças visualizassem o custo de cada produto que variavam de R$ 0,10(dez centavos) a R$ 2,00(dois reais).  A turma sugeriu alguns nomes para o espaço, sendo o mais votado “BAR DOCE”.  A seguir, as crianças visualizaram os produtos calculando valores de diferentes produtos e também, o valor dos produtos escolhidos compra. O dinheiro que tinha era suficiente? Teria troco? Quanto? Poderia ou não comprar outro doce? Qual?

Chegado o momento de vivenciar, comprar e degustar eram questionados sobre os valores do produto adquirido: o valor foi suficiente? teve troco ou não? Alguns alunos participaram do atendimento aos colegas cobrando, entregando e fazendo troco. 

Ao retornar para sala foi o momento de compartilhar as aprendizagens da doce experiencia, registrar, calcular valores de diferentes produtos, onde realizamos cálculos mentais de adição e subtração a seguir realizaram diferentes registros através registros gráficos

Devido a empolgação, empenho das crianças e também sobrado guloseimas tivemos a 2ª Edição do Bar Doce, onde as crianças em alguns momentos atendiam os clientes e, em outros eram os consumidores.

O resultado desse trabalho foi muito gratificante para nós e para as crianças, além da aprendizagem lúdica e do protagonismo infantil, com o lucro do Bar Doce pagamos o transporte e ingresso para a turma ir ao cinema assistir o lançamento do filme “O Rei Leão”.

Compartilhe:

Autor: Somática Educar

Somática Educar - cursos profissionalizantes e de capacitação a distância

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.