LOCOTROL

Autor: Anderson Luis Costa

Email: anderluiscosta@gmail.com

Curso: Operador de Pátio de Ferrovias

                Desenvolvido pela General Electric (GE), é uma modalidade de tração múltipla que permite o controle remoto de locomotivas. Uma locomotiva líder envia sinal para as demais através de comunicação via rádio ou encanamento geral, onde é possível acelerar e frear as locomotivas sem maquinistas.

                Esse sistema tem como objetivo distribuir de maneira eficiente ao longo da composição os esforços de tração e de frenagem, reduzindo assim o esforço nos engates dos vagões mais perto da frente da composição, permitindo a operação com trens maiores e mais pesados.

                Em um trem convencional os esforços de tração e frenagem estão concentrados em locomotivas posicionadas na frente do trem. Já em um trem com tração múltipla, os esforços de tração e frenagem dinâmica são distribuídos ao longo da composição.

Curso Profissionalizante Operador de Pátio de Ferrovias

                Suas principais vantagens são:

                               – Menor esforço no engate para tração;

                               – Menor esforço em curvas;

                               – Eficiência na aplicação de freios em toda composição;

                               – Redução no desgaste de rodas e trilhos;

                               – Redução de gasto com combustível;

                               – Eliminação do Helper.

                Os Locotrol possuem um sistema de segurança, onde quando a locomotiva fica fora de alcance do sinal de rádio, a comunicação passa a ser feita via encanamento geral, neste caso a locomotiva manterá o último comando recebido (aceleração, frenagem ou vazio). Caso o encanamento geral tenha sua pressão reduzida ocorrerá aplicação automática de freios e o trem para.

                A Locomotiva (Líder) verifica as demais locomotivas (Remotas) a cada 20 segundos.

Referências:

EVARISTO, Lucas. Locotrol (Tração Distribuída). Brasil Ferroviario, 2020. Disponível em: <https://www.brasilferroviario.com.br/locotrol-tracao-distribuida/>. Acesso em: 18 de fev. de 2020.

ANDRADE, Christian. VOCÊ CONHECE O SISTEMA LOCOTROL?. MRS, 2020. Disponível em: < https://www.mrs.com.br/post-newsletter/voce-conhece-o-sistema-locotrol/ />. Acesso em: 18 de fev. de 2020.

Rosa, Rodrigo de Alvarenga. Operação ferroviária: planejamento, dimensionamento e acompanhamento. 1ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.