A importância da leitura das marcas de calado e das Sondagens dos tanques (lastro, água doce e combustível)

Autor: FÁBIO ROBERTO ABRANTES DO NASCIMENTO

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Curso Arqueação de Navios

Existem vários fatores limitantes:

As leituras de calados de uma embarcação, são cruciais para um bom resultado nas figuras de arqueação; a leitura deve ser nos dois lados da embarcação, verificando as marcas na vante (proa), meia nau (meio) e na ré (popa).

  • A precisão na leitura pode ficar prejudicada devido às condições climáticas e presença de ondas na superfície da água. Uma embarcação também pode ter desenvolvido um ligeiro giro, levando a imprecisões.
  • A leitura deve ser realizada de uma posição o mais próximo da linha de água possível evitar a paralaxe, embora isso nem sempre seja possível.
  • Se o estiver navio atracado em uma corrente ou corrente de maré será afetado por agachamento, particularmente em águas rasas, e isso terá um efeito adicional a ser considerado na leitura.
  • A leitura pode ser afetada quando há uma grande diferença entre as temperaturas do ar e da água. Isso causará uma diferença na expansão das seções submersas e emergidas do navio. Infelizmente atualmente, não existe um método aceitável de corrigir esse problema.
  • Quando um navio não estiver em equilíbrio, ou seja, trimado (even keel) o que geralmente acontece antes do carregamento e após a descarga, as leituras de calado devem ser corrigidas para utilizando a tabela hidrostática.
  • O calado deve ser corrigido de acordo com a densidade da água na qual onavio está flutuando, tanto antes do carregamento e após a descarga do navio Antes de iniciar a sondagem dos tanques de lastro, deve-se informar previamente o capitão e/ou o imediato da embarcação para que possam tomar as providências prévias como para o bombeamento de retirada ou colocação de lastro nos tanques, entre outras.

Para uma boa leitura dos tanques de lastro do navio por pesquisadores ou peritos arqueadores independentes, a cooperação dos oficiais do navio é essencial importância. As sondagens devem ser realizadas com acompanhamento do imediato do navio ou um dos seus representantes.

Antes de realizar a pesquisa, recomenda-se que o perito seja informado da quantidade de tanques de lastros e de suas posições a serem sondados (água de lastro, água doce e tanques de combustíveis).

Equipamentos necessários para a leitura de calado e das sondagens dos tanques:

  • Lanterna potente
  • Barco ou lancha
  • Binóculos
  • Indicador de marca de calado ou dispositivos de medição (tubos indicadores etc.)
  • Inclinômetro ou manômetro calibrado
  • Fita métrica em aço com prumo / fita de aço inoxidável com prumo (de preferência calibrado)
  • Recipiente de amostragem de água do mar para checagem da densidade da água
  • Hidrômetro calibrado
  • Refratômetro de salinidade calibrado
  • Densímetro calibrado e certificado.

Podemos concluir que a leitura das marcas de calado; bem como a correta sondagem dos tanques de lastro, água e combustíveis são elementos fundamentais para um resultado mais preciso da figura final que o perito irá encontrar após os cálculos e as devidas correções que por ventura vierem a ocorrer.

Obras Consultadas

https://www.ukpandi.com/fileadmin/uploads/uk-pi/LP%20Documents/Carefully_to_Carry/C2C_Articles_2018/Draught_Surveys.pdf

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