Autor: FÁBIO ROBERTO ABRANTES DO NASCIMENTO
EMAIL : servport@servport.com.br
Existem vários fatores limitantes:
As leituras de calados de uma embarcação, são cruciais para um bom resultado nas figuras de arqueação; a leitura deve ser nos dois lados da embarcação, verificando as marcas na vante (proa), meia nau (meio) e na ré (popa).
- A precisão na leitura pode ficar prejudicada devido às condições climáticas e presença de ondas na superfície da água. Uma embarcação também pode ter desenvolvido um ligeiro giro, levando a imprecisões.
- A leitura deve ser realizada de uma posição o mais próximo da linha de água possível evitar a paralaxe, embora isso nem sempre seja possível.
- Se o estiver navio atracado em uma corrente ou corrente de maré será afetado por agachamento, particularmente em águas rasas, e isso terá um efeito adicional a ser considerado na leitura.
- A leitura pode ser afetada quando há uma grande diferença entre as temperaturas do ar e da água. Isso causará uma diferença na expansão das seções submersas e emergidas do navio. Infelizmente atualmente, não existe um método aceitável de corrigir esse problema.
- Quando um navio não estiver em equilíbrio, ou seja, trimado (even keel) o que geralmente acontece antes do carregamento e após a descarga, as leituras de calado devem ser corrigidas para utilizando a tabela hidrostática.
- O calado deve ser corrigido de acordo com a densidade da água na qual onavio está flutuando, tanto antes do carregamento e após a descarga do navio Antes de iniciar a sondagem dos tanques de lastro, deve-se informar previamente o capitão e/ou o imediato da embarcação para que possam tomar as providências prévias como para o bombeamento de retirada ou colocação de lastro nos tanques, entre outras.
Para uma boa leitura dos tanques de lastro do navio por pesquisadores ou peritos arqueadores independentes, a cooperação dos oficiais do navio é essencial importância. As sondagens devem ser realizadas com acompanhamento do imediato do navio ou um dos seus representantes.
Antes de realizar a pesquisa, recomenda-se que o perito seja informado da quantidade de tanques de lastros e de suas posições a serem sondados (água de lastro, água doce e tanques de combustíveis).
Equipamentos necessários para a leitura de calado e das sondagens dos tanques:
- Lanterna potente
- Barco ou lancha
- Binóculos
- Indicador de marca de calado ou dispositivos de medição (tubos indicadores etc.)
- Inclinômetro ou manômetro calibrado
- Fita métrica em aço com prumo / fita de aço inoxidável com prumo (de preferência calibrado)
- Recipiente de amostragem de água do mar para checagem da densidade da água
- Hidrômetro calibrado
- Refratômetro de salinidade calibrado
- Densímetro calibrado e certificado.
Podemos concluir que a leitura das marcas de calado; bem como a correta sondagem dos tanques de lastro, água e combustíveis são elementos fundamentais para um resultado mais preciso da figura final que o perito irá encontrar após os cálculos e as devidas correções que por ventura vierem a ocorrer.
Obras Consultadas