Impostos sobre Operações de Importações

Realmente importar uma mercadoria não é nada fácil. Taxas como PIS, Cofins, IPI, II e ICMS que segundo o governo servem para proteger as mercadorias nacionais apenas dificultam o comércio interno que na grande maioria dos pequenos comerciantes, acabam por comercializar produtos falsificados como os brinquedos, por exemplo, que hoje passam de 20% em impostos.

Compartilhe:

Autor: Vinícius Silva Lopes

Curso Agenciamento Marítimo

Porto Alegre – RS

Realmente importar uma mercadoria não é nada fácil. Taxas como PIS, Cofins, IPI, II e  ICMS que segundo o governo servem para proteger as mercadorias nacionais apenas dificultam  o comércio interno que na grande maioria dos pequenos comerciantes, acabam por  comercializar produtos falsificados como os brinquedos, por exemplo, que hoje passam de 20%  em impostos. 

Estudo de 2009 (International Trade: Free, fair and open ) aponta que a liberação das  barreiras de importação nos países desenvolvidos resultaria em um ganho de quase US$ 123  bilhões para a economia mundial; sendo que a eliminação completa de tarifas traria um impacto  positivo de 1,37% sobre o PIB dos países em desenvolvimento. Enquanto isso o Brasil tem um  dos brinquedos mais caros do mundo, face à alíquota de 35%, limite máximo admitido pela  OMC. Já o México cobra 9,1% enquanto Chile e Peru cobram 6%. 

Caso não seja reduzida a alíquota do imposto de importação sobre os brinquedos,  estarão prejudicados os importadores, comerciantes e consumidores e continuarão sendo  favorecidos contrabandistas, falsários, entre outros. Isso que citamos como exemplo somente  brinquedo!

Compartilhe:

Autor: Somática Educar

Somática Educar - cursos profissionalizantes e de capacitação a distância

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.