DRAFT SUVEY NA VIDA MODERNA

Autor:Valdemir Barros Magalhães  

Curso: Arqueação de navios – Draft Suvey  

Instituição: Somática Educar 

Baseado nos princípios matemáticos de Arquimedes, arqueação de  embarcações possibilita novas oportunidades de trabalho para técnicos de  todas as modalidades.  

Uma das teorias ou princípios de Arquimedes diz que “todo corpo mergulhado  num fluido em repouso sofre uma força vertical para cima, cuja intensidade é  igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo”. O matemático e físico grego  viveu de 287 a 212 a.C., mas seus conceitos permanecem vivos e aplicados na  vida moderna, como na arqueação de embarcações – ou draft survey –,  processo que determina o volume interno suportado por um navio, barco ou  plataforma flutuante; ou seja, uma operação relativamente simples utilizada  para calcular o peso da carga no embarque ou desembarque.  

Em sua competência legal de normatizar as atribuições dos técnicos, em 26 de  outubro de 2019 o Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) baixou a  Resolução CFT nº 081/2019, disciplinando os profissionais habilitados para a  elaboração de laudos técnicos de arqueação de granéis sólidos e líquidos.  Essa medida possibilita novas oportunidades de trabalho, considerando que os  técnicos de todas as modalidades, desde que devidamente registrados no  Sistema CFT/CRT, estão habilitados para emitir laudos técnicos, garantindo a  precisão na quantificação das cargas transportadas e diminuindo os prejuízos  na movimentação das embarcações.  

O processo draft survey é reconhecido internacionalmente pela International  Maritime Organization (IMO); e no Brasil, pela Associação Brasileira de Normas  Técnicas (ABNT).  

Enfim, nenhum técnico precisa “brincar” de Arquimedes, mas pode encontrar  uma boa alternativa a partir de seu legado, e também graças ao trabalho do  Sistema CFT/CRT que, sob a égide da lei, normatiza as atribuições  profissionais e colabora com o desenvolvimento do País

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.