Curso: Arqueação de Navios – Draft Survey
Instituição: Somática Educar
Autora: Cristian Paula Bertotti da Silva
Curitiba – PR
Arqueação ou Draft Survey é a medida do volume interno de uma embarcação. Compreende a arqueação bruta e a arqueação líquida e é feita, principalmente, através da inspeção dos calados do navio, verificação da densidade da água no local e execução de cálculos baseados em dados e tabelas do navio, a fim de emitir um laudo informando a carga embarcada ou desembarcada, baseando se no Princípio de Arquimedes, que diz: “todo corpo que se encontra imerso em um fluido recebe a ação de uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do corpo que está dentro do fluido”. Assim, para a execução dos cálculos que resultarão nos valores em de carga embarcada ou desembarcada, é preciso conhecer conceitos básicos de estabilidade do navio, para que as leituras dos fatores utilizados nestes cálculos sejam executadas e interpretadas de forma precisa.
A seguir, alguns conceitos básicos para melhor entendimento deste artigo:
Calado – é a distância vertical compreendida entre a linha de base (fundo da embarcação) e a superfície da água. As leituras dos calados de uma embarcação, são cruciais para um bom resultado do laudo de arqueação. Devem ser verificadas nos dois lados da embarcação, observando as marcas na vante (proa), meia nau (meio) e na ré (popa).
Trim ou compasso – é a diferença entre os calados a ré (AR) e a vante (AV). Quando o calado a vante é igual ao calado a ré, diz-se que a embarcação está em águas parelhas, sem compasso ou trimada. Quando o calado a ré é maior do que o calado a vante, diz-se que a embarcação está derrabada. Quando o calado a vante é maior do que o calado a ré, diz-se que a embarcação está abicada. O Trim é expresso em metros ou em pés ingleses, dependendo da medida empregada no calado do navio.
Banda ou adernamento – é a inclinação para um dos bordos; o navio pode estar adernado, ou ter banda para Boreste (BE) ou para bombordo (BB); a banda é medida em graus.
Compassar – fazer o compasso de um navio é tirar o trim, isto é, trazê-lo à posição de flutuação direita quando estiver inclinado no sentido longitudinal. Quando um navio não tem trim, diz-se que está compassado, ou que está em quilha paralela, ou em águas parelhas. Aprumar, ou trazer a prumo um navio é tirar a banda, isto é, trazê-lo à posição de flutuação direita quando estiver inclinado no sentido transversal. Quando um navio não tem banda, diz-se que está aprumado. Quando um navio não tem banda nem trim, diz-se que está em flutuação direita. Quando um navio tem trim, é preferível que esteja apopado; um navio abicado é mais propenso a embarcar água pela proa, dispara os propulsores, é mais difícil de governar.
Para ter acesso ao artigo completo clicar abaixo