Variação do preço das commodities

Autor: Paulo Henrique Castro Singh

Somática Educar – Curso Profissionalizante Corretor de Commodities – Metais, Petróleo, Energia, Agricultura e Carnes

Resumo 

Através deste estudo podemos observar as variáveis que possuem influência no preço das  commodities. Sabemos que o Brasil é um grande produtor é exportador de commodities  agrícolas, diante disso é de grande importância compreender os fatores que influenciou o  preço das commodities . 

Devido a várias análises encontramos resultados que para as principais commodities brasileiras  os fatores que influenciam o preço são, o efeito China, os custos de produção, os fatores  climáticos e o uso de derivativos. 

Palavras chaves. 

Commodities, agrícola e variáveis. 

Introdução 

Commodities são artigos de comércio, bens que não sofrem processos de alteração. Exemplo,  fruta, legumes, cereais e alguns metais. são negociados na bolsa de valores pois possuem um  determinado padrão internacional ,tendo assim seus preços fixado a nível global pelo  mercado Internacional. 

Com capacidade de serem estocados por um determinado período sem que tenha perda na  qualidade. 

A Confederação da agricultura é pecuária do Brasil mostra em seu relatório em( 2015) que o  setor agrícola em relação ao PIB, representou através do agronegócio 28% do produto interno  bruto nacional , Isso mostra a importância do setor do agronegócio para a economia brasileira.  

Tema e problema 

Buscamos identificar através da revisam da literatura empírica , a variação que influenciam os  preços das commodities agrícolas e quais a justificativa para essa influência. 

Sendo assim mostrando ao leitor melhor compreensão sobre o mercado de commodities  agrícola e como esses ativos são precificados.

Objetivo geral. 

Observar as várias ações que trazem maior influência dos preços das commodities agrícolas,  através de recentes pesquisas acadêmicas publicadas. 

Objetivo específico. 

Mostrar as variáveis que pecificam as commodities agrícolas, sendo assim as que afetam  diretamente os preços cotados. 

Justificativa. 

O estudo das variações que interferem na determinação dos preços através de  comportamentos é de fundamental Importância para a economia, com flutuações sazonais dos  preços das commodities agrícolas provocam instabilidade tanto na renda do produtor tanto no  planejamento orçamentário dos investidores e dos governos. 

Em período de baixa dos preços ou excesso de produção, ou em período de preços muito  elevados, isso pode provocar uma instabilidade podendo provocar desestímulos a produção, assim seria necessário o conhecimento sobre o padrão de flutuação sazonal e a volatilidade  desses preços, para que possam ser compreendido como funciona o comportamento do preço  das commodities agrícolas. 

O estudo dos preços agropecuários configura se como ponto de interesse geral, devido a  ampla gama de inter-relação com outros setores da atividade econômica. 

Desenvolvimento. 

Precificação das commodities agrícolas. 

Existem vários fatores que influenciam a precificação das commodities agrícolas, entre os  quais a oferta é demanda. 

Com o grande crescimento populacional e econômico de países emergentes que necessitam  de commodities como matéria-prima e para consumo alimentício de suas populações. 

Outro fator é a crescente necessidade da agricultura estar voltar a produção de  biocombustíveis, impactando de forma certeira a quantidade de commodities agrícola  ofertada, uma vez que no momento da colheita tem-se a diferenciação das intenções de uso o  que afeta diretamente os estoques mundiais. 

Influenciando diretamente as relações de oferta e demanda, São os eventos climáticos, e  indiretamente os preços praticados. Chuvas ou secas com durações e ocorrências foras dos  padrões esperados reduzem o estimulam as quantidades produzidas por agricultores. Isso influência sobre as quantidades físicas ofertadas de produtos agrícolas. 

Sendo assim, sabemos que vários fatores influenciam direta ou indiretamente a precificação  das commodities agrícolas. 

Fatores que influenciam a oferta. 

• Custo de produção 

• Fatores climáticos 

• Políticas de incentivo à produção de biocombustíveis 

• informações divulgadas por agências internacionais

• informações divulgadas por agências internacionais 

• nível de estoque mundial. 

Fatores que influenciam a demanda. 

• Efeito China  

• Variações das taxas cambiais 

• Derivativos 

• efeitos especulativos de mercado financeiros 

• níveis de estoque mundial 

preços observados em outras bolsas internacionais 

analisando separadamente os fatores a fim de verificar quais deles influenciam cada  commodities e como se dá tal influência, criando conexões entre preços praticados  dessas commodities, aplicados ao mercado Internacional. 

Conclusão. 

Com esse estudo bibliométrico dos autores analisados, observamos que os preços das  commodities agrícolas são influenciados por vários fatores econômicos, climáticos e  financeiros, influenciando as relações de oferta e demanda, também afetam à volatilidade dos  preços e spot e dos preços futuros. Tendo vários fatores influenciadores, mas os autores  analisados destacam como os principal o efeito China, que é caracterizado pelo aumento  populacional e o crescimento econômico de países emergentes, afetando as relações de  demanda mundial das commodities primárias. 

Influenciando profundamente as commodities agrícolas temos o fator climático, Isso afeta o  lado da oferta, bem como o uso de derivativos e a sua influência na relação dos preços spot e  futuro de cada commodity. 

Combustíveis é biocombustíveis são importantes fatores que influenciam a precificação, devido aos seus constantes aumentos. Grande parte dos custos de produção das commodities  agrícolas estão relacionadas aos preços de logística desses produtos e ao uso deste  combustível para tratores e outros equipamentos necessários para a produção. 

Essa pesquisa bibliográfica mostra que os resultados encontrados acimas superem as  expectativas que se esperava no objetivo demonstrando as principais variáveis que impactam  o processo de precificação das commodities agrícolas. 

Referências. 

MORAES, André Steffens; LIMA, Ricardo Chaves; MELO, André de Souza. Análise da 

Eficiência do mercado futuro brasileiro de boi gordo usando co-integração. Revista de  Economia e Sociologia Rural, Brasília, v. 47, n. 3, jul./set. 2009. Disponível em:  http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-20032009000300003&script=sci_arttext.  

NUNES, José Luís da Silva. Soja: histórico. In: Agrolink, s. d. Disponível em:  http://www.agrolink.com.br/culturas/soja/historico.aspx.  

PECUIÁRIA no período colonial. In: Brasil Escola, s. d. Disponível em:  http://www.brasilescola.com/historiab/pecuaria-no-periodo-colonial.htm.  PRATES, Daniela Magalhães. A alta recente dos preços das commodities. Revista de Econ.  Polít., São Paulo, v. 27, n. 3, p. 323-344, jul./set. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-31572007000300001&script=sci_arttext.  

RIGHI, Marcelo Brutti; CERETTA, Paulo Sergio. Previsibilidade e eficiência no mercado  Agrícola. Ciência Rural, Santa Maria, v. 41, n. 10, set./out. 2011. Disponível em:  http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782011001000028

RODRIGUES, R. O papel do setor privado e os novos desafios do abastecimento nacional.  Revista de Política Agrícola, a. X, n. 1, p. 7-12, jan./fev./mar. 2001. 

ROMEU, Marina Campanelli. Análise dos impactos dos especuladores nos retornos dos  Preços futuros das principais commodities agrícolas exportadas pelo Brasil. 2014. 67 f.  Dissertação (Mestrado) – Escola de Administração de Empresas de São Paulo, São Paulo.  2014. 

SERIGATI, Felippe. Fundamentos X Mercados financeiros. Agroanalysis, ago. 2012.  Disponível em: http://www.agroanalysis.com.br/materia_detalhe.php?idMateria=1314.  

SIGNIFICADOS. Commodities. 2015. Disponível em:  http://www.significados.com.br/commodities/.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.