Commodities Agrícola

Elas têm grande relevância e influência na economia brasileira. Por se tratar de produtos essenciais para o consumo, possuem grande valor e costumam estar em alta no mercado.

Compartilhe:

Autor: Luis Henrique

São José do Rio Preto – SP

Curso Profissionalizante Corretor de Commodities – Metais, Petróleo, Energia, Agricultura e Carnes

Elas têm grande relevância e influência na economia brasileira. Por se tratar de produtos essenciais para o consumo, possuem grande valor e costumam estar em alta no mercado.


As Commodities Agrícola brasileiras, assim como as de qualquer País, são tratadas como um ativo financeiro.

Entendendo o que é commodity


O termo tem sua tradução literal como “mercadoria”, mas o fator determinante para uma commodity é o mercado internacional, visto que sua definição se dá por produtos que não possuem diferença de valor significativa, independentemente do País de origem.


O que são Commodities Agrícola?


Elas são proveniente das práticas agropecuárias e possuem o mínimo fator Industrial possível em seus processos.


Podemos dizer, então, que essas mercadorias estão mais ligadas a artigos primários. Vale ressaltar, porém, que nem todos os produtos que surgem na lavoura podem ser considerados Commodities.


Para isso, deve existir uma comercialização na bolsa de valores, o que exige alto valor comercial e estratégico. Com grande importância para economia brasileira um exemplo de commodity agrícola que podemos citar e a soja. Por ser um produto homogêneo (em forma de grão), possui alto valor de mercado, e uma das principais plantas exportadas pelo Brasil.


Uma vez que a bolsa determina seus valores, quanto maior for a oferta de ações, menor será seu preço e vice-versa.

Tipos de Commodities agrícolas.


Você pôde observar que nem todos os produtos das cadeias produtivas do agronegócio se encaixam em Commodities. Morango são altamente consumidos, mas não causam grande impacto em sua utilização, ao contrário do arroz e do algodão.


Exemplo disso sã o próprio algodão, milho e trigo. Mais entre as Commodities do Brasil, quais são as mais comuns? Podemos citar entre as principais:
✓ Carne bovina;
✓ Café;
✓ Trigo;
✓ Borracha;
✓ Milho;
✓ Açúcar.


Como funcionam as Commodities agrícolas?


O mercado de Commodities agrícolas pode ser nacional ou internacional, e se caracteriza como uma fonte de investimentos. O preço das Commodities agrícolas pode ser cotados usando como referência saca, quilo, arroba(no caso de boi) e toneladas, sendo que fatores externos podem ter larga influência nos valores, seja pelo clima, especulações e previsões de produtos e tempo estimado de colheita, por exemplo.


Para quem deseja investir no ramo, é interessante saber da possibilidade de comprar e vender Commodities agrícolas antes mesmo do fim das colheita, com preço estipulado por meio de estimativa.


Fonte da Consulta.
Autor: Luis Henrique

Curso: Profissionalizante Corretor de Commodities – Metais, Petróleo, Energia, Agricultura e Carnes.

Compartilhe:

Autor: Somática Educar

Somática Educar - cursos profissionalizantes e de capacitação a distância

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.