Comercialização dos Produtos Agrícolas

A comercialização agrícola é uma das principais atividades econômicas do país. Todos os dias diversos contratos e diversas transações são fechadas em um ritmo acelerado

Compartilhe:

Autor: José Felipe Santos Fagundes

e-mail: graosrs.comercial@hotmail.com

Curso Comercialização de Produtos Agrícolas


RESUMO

O principal objetivo desse trabalho é detalhar a comercialização dos produtos agrícolas. Existem inúmeras possibilidades de negociar um determinado produto e que precisam ser muito bem analisadas, o mercado agrícola lida com grandes quantidades de produtos (soja, milho, trigo, algodão e até mesmo a carne de boi, frango e de suíno) do agronegócio, e estes estão sempre em volatilidade dos preços. Ainda vamos falar em empresas que são intermediárias nessas negociações. E também o que os produtores conseguem se negociar através delas.

Palavras-chave: Comercialização Agrícola. Produtos Agrícolas. Opções de Comercialização.


INTRODUÇÃO

A comercialização agrícola é uma das principais atividades econômicas do país. Todos os dias diversos contratos e diversas transações são fechadas em um ritmo acelerado. Estar por dentro das notícias do agronegócio mundial é de suma importância para todo e qualquer profissional ligado a área agrícola. Diversos problemas são enfrentados diariamente pelo produtor rural na comercialização agrícola, que vão desde os problemas enfrentados na sua lavoura até mesmo na compra e venda destes produtos. As transações como negociar, vender e comprar são ações comerciais que fazem parte de qualquer atividade empresarial. O agronegócio hoje é considerado uma empresa e o agricultor por sua vez é o empreendedor. A maioria dos produtores rurais dependem da comercialização da sua safra para poder receber de volta, todos os investimentos que fez no decorrer do ano. Desdo preparo da terra, até a busca por infraestrutura e logística mais adequadas para armazenar a sua safra, o produtor rural investe muito tempo e também muito dinheiro. Por isso na hora de decidir a melhor e a mais rentável forma de comercializar seus produtos agrícolas é o que talvez vai garantir o retorno que ele investiu na sua produção, e para isso, as melhores decisões só podem ser tomadas depois de muita pesquisa e estudo. Ter acesso as informações sobre o mercado (como a maneira com que os preços se estruturam) e também as diferentes tipos de comercialização, e saber se antecipar a futuros cenários para a venda dos produtos, faz toda a diferença nos momentos das negociações. O importante é ter a clareza sobre as inúmeras possibilidades de venda que existem e entender os riscos que as envolvem. Por isso auxílio dos profissionais que são capacitados nesses tipos de negociação nunca devem ser dispensados.

Sempre vai existir na comercialização agrícola, um elo entre quem está vendendo e de quem está comprando, até chegar ao consumidor final. É de obrigação do comprador exigir que o produto atenda às reais necessidades de mercado, e que venha com as características esperadas. E claro, é dever de quem está vendendo acatar essas exigências. Conhecer bem o produto que está produzindo e comercializando, bem como, a sua demanda e entregá-lo com a qualidade esperada, farão com que uma das principais atividades econômicas do Brasil, a comercialização agrícola, retorne de maneira satisfatória ao produtor. Pra isso os produtores, cerealistas, tradings e ou indústrias poderão ampliar as suas opções de venda com apoio das tecnologias disponíveis.

Leia o Artigo Completo Abaixo

Compartilhe:

Autor: Somática Educar

Somática Educar - cursos profissionalizantes e de capacitação a distância

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.