Cálculo de carga a granel a bordo de embarcação mercante para fins didáticos

NOME: Daniel Veiga Jusi

E-MAIL: danieljusi@hotmail.com

CURSO: Curso de Arqueação de Navios – Draft Survey

INSTITUIÇÃO: Somática Educar

1 INTRODUÇÃO

            O presente Trabalho Final de Curso trata-se de um exemplo prático de cálculo de carga a granel a bordo de embarcação mercante para fins didáticos, inclusive por que este será publicado, tomando-se por base dados reais de um navio atendido por este aluno na condição de Perito Arqueador credenciado pela Secretaria da Receita Federal do Brasil para atuar nos portos de Fortaleza e Pecém, estado do Ceará.

            A fim de simplificar os conceitos, será adotado o conceito de Full Displacement Survey, processo no qual o Arqueador adota a Constante declarada pelo navio (ou informada pelas Tabelas Hidrostáticas) como verdadeira. Nesse caso, a vistoria é realizada apenas com o navio carregado, isto é, imediatamente antes do início da operação de descarga ou, inversamente, imediatamente o término da operação de carga.

            Este processo difere um pouco do processo draft survey habitual, no qual se trabalha com a premissa de variação de deslocamentos e a constante do navio passa a ser considerada como mero parâmetro.

            O navio em apreço foi atendido por este profissional no Porto de Fortaleza na data de 28 de outubro de 2018, às 08h00, quando este acabara de atracar junto ao Berço de nº 103 daquele porto, a fim de descarregar trigo a granel procedente da Argentina.    As planilhas abaixo relacionam os principais dados do navio em questão, bem como os calados lidos nas marcas com auxílio de embarcação miúda de apoio

Acesse as planilhas AQUI!

Powered by SomáticaEducar
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.