A UTILIZAÇÃO DA CABOTAGEM COMO REDUÇÃO DE CUSTO LOGÍSTICO

Autor: Mateus Gonçalves Venancio

e-mail: administrativo@portosultransportes.com.br

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O Estado de Santa Catarina possui cinco portos com o maior fluxo de cargas que são os portos de Itajaí, Navegantes, São Francisco do Sul, Itapoá e Imbituba. O porto de Itajaí hoje é o maior porto em movimentação de containers do Estado e o 2° maior do país ficando somente atrás do porto de Santos.

Quando se compra um produto não se imagina quais processos esse produto percorreu até chegar ao consumidor, a conversão da matéria prima e a mão de obra utilizada. De acordo com Novaes (2007) os fornecedores de matérias primas entregam os insumos dos mais variados tipos nas indústrias para o produto ser fabricado, na indústria o produto em questão é transformado em material acabado e segue para ser distribuído aos varejistas.

Cabotagem é a navegação entre portos dentro de um mesmo país. Com a alta no preço dos combustíveis os fretes rodoviários de longas distâncias se tornaram dava vez mais caro e inviável, uma alterativa para solucionar esse problema foi à implantação da cabotagem para cargas do norte de nordeste do país. O Brasil como tem uma extensa costa, o transporte via cabotagem tem se tornado uma alternativa cada vez mais promissora.

Uma das principais vantagens da cabotagem é o custo, em comparação ao modal rodoviário podendo chegar até 90% do valor. Possui alta Capacidade de Carga e tem uma segurança maior, oferecendo menos riscos de roubo ou desvios de carga. O Índice de avarias e sinistros é bem menor, sem contar que fazendo via cabotagem temos uma redução do desgaste da malha rodoviária, redução de acidentes, menor índice de poluição e consumo de combustível.

A Principal desvantagem é o transit time que o tempo que o navio leva de porto a porto. Podendo chegar até 24 dias, que é o tempo que leva do Porto de Imbituba até Manaus

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