A Biblioteca Universitária de 2020: desafios frente ao COVID-19

Autor: CASSIANO ALEXANDRE CRUZ MARCELINO

e-mail: Cassiano.alexandre_@hotmail.com

Curso Capacitação em Gestão de Bibliotecas

RESUMO

O termo biblioteca refere-se a um lugar físico destinado a abrigar uma organização de livros a fim de serem consultados pelos leitores. Atualmente, graças ao desenvolvimento tecnológico, esse tipo de administração tem se facilitado. Por mais que o risco de infecções não seja tão grande, alguns estudos recentes revelaram a presença de substâncias um tanto quanto desagradáveis nos livros. Estamos lidando com um vírus novo, onde a cada dia que se passa aprendemos mais sobre o Coronavírus. Existem recomendações de prevenção ao COVID-19. Dentro da biblioteca os cuidados a serem tomados se estendem. 

Palavras-chave: Biblioteca; COVID-19; Recomendações de trabalho; Ministério da Saúde;

ABSTRACT

The term library refers to a physical place designed to open a book organization for the purpose of consulting readers. Currently, thanks to technological development, this type of administration is facilitated. As much as the risk of infections is not so great, some recent studies have revealed the presence of somewhat unpleasant substances in books. We are dealing with a new virus, where each passing day starts to learn more about the Coronavirus. COVID-19 prevention stocks. Within the library of care to be taken they extend.

Key-words: Library; COVID-19; Work recommendations;
Ministry of health.

  1. INTRODUÇÃO

O termo biblioteca refere-se a um lugar físico destinado a abrigar uma organização de livros a fim de serem consultados pelos leitores. Neste sentido, uma biblioteca mantém toda uma forma de administração e de organização de modo que a informação contida seja de fácil acesso. (Biblioteca – Conceito 2010-2019).

Atualmente, graças ao desenvolvimento tecnológico, esse tipo de administração tem se facilitado enormemente, bem como o papel da biblioteca está diluindo. (Biblioteca – Conceito 2010-2019).

De fato, a internet oferece um grande banco de dados com informação capaz de ser organizada de forma sistemática e proporcionar uma imensa variedade de informações. Com o passar do tempo, a leitura de livros virtuais (E-book) tem crescido ainda mais e hoje já é presença garantida em nosso cotidiano. (Biblioteca – Conceito 2010-2019).

Por mais que o risco de infecções não seja tão grande, alguns estudos recentes segundo SANSON, 2016 revelaram a presença de substâncias um tanto quanto desagradáveis nos livros.

Em 2013, as obras mais populares da Biblioteca Pública da Antuérpia, na Bélgica, apresentaram traços de cocaína e herpes. Aparentemente, a droga se justifica pela grande rede de tráfico presente na cidade, mas para o vírus não há explicação. De qualquer forma, ambas as substâncias também tinham quantidades minúsculas e insuficientes para causar qualquer consequência. (SANSON, 2016)

Agora, no ano de 2020, estamos lidando com um vírus novo, onde a cada dia que se passa aprendemos mais sobre o Coronavírus (COVID-19) e suas particularidades.

O objetivo principal deste trabalho é identificar possíveis riscos que colaboradores em unidades de informações estão expostos quando lidam com a possibilidade de manusear livros contaminados por COVID-19. Em consequência, apresentar soluções e maneiras de minimizar estes agravos.

Leia ABAIXO O ARTIGO NA ÍNTEGRA

Compartilhe:

2 thoughts on “A Biblioteca Universitária de 2020: desafios frente ao COVID-19

  1. Para Parabéns pelo Excelente Artigo que escreveu. Ajudando a esclarecer sobre esse virus e 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.