A importância do Assessor de Imprensa e Produtor Executivo no meio artístico

Autora: Lívia Guerra Crispim Leite
E-mail: liviaguerracl@gmail.com
Nome do curso: Assessoria de Imprensa e Produção Executiva para Bandas e Artistas em Geral.
Instituição: Somática Educar.

Com o avanço da tecnologia e a facilidade do cadastro em meios de comunicações e redes sociais, a internet e aplicativos abrangem um grande número de acessos por segundo, fazendo com que figuras públicas ganhem uma porcentagem de seguidores relativamente grande por dia, consequentemente, recebendo avaliações boas e ruins vindo do mesmo, é ai que entra o trabalho do Assessor e (ou) Produtor, sendo a ponte entre a imprensa e o seu cliente.


O assessor tem uma das funções mais importantes dentro da visibilidade de um artista, apresentando formas de tratamentos e posicionamentos para o seu público, ampliando a visão do mesmo para o seu cliente e também dando credibilidade ao seu trabalho. A Assessoria de Imprensa tem uma grande relevância e essencialidade para promover o que o artista deseja mostrar, no caso, agem de uma forma benéfica à medida dos lançamentos de músicas, além de mostrar cada vez para mais pessoas através de veículos de comunicações, como por exemplo, desenvolvendo matérias, assim, aumentando a credibilidade de sua imagem dentro do mercado.


Juntamente ao assessor, o produtor executivo tem um papel fundamental antes de apresentar qualquer trabalho ou projeto para o público e muitas vezes também age sendo a ponte da imprensa ao artista. Tem como responsabilidade o planejamento do desenvolvimento da carreira, habilidades comerciais e conhecimentos de gestões. Além de suas funções dentro de comunicações ou negociações, o mesmo tem uma extrema relevância em criações de estratégias e ideias, dando potencialidade à ações de marketing. Também é responsável pela maior parte de burocracias em turnês, colocando em questão: a logística, venda dos shows, documentos com antecedência para contratantes e etc.


Contudo, a Assessoria de Imprensa e a Produção Executiva agem de formas importantes para o artista com o mesmo objetivo comercial: dar credibilidade e impulsionar o trabalho do mesmo. Sem essas duas funções dentro do meio artístico, planejamentos, habilidades e estratégias iriam ser deixados de lado ou até mesmo não existiriam, consequentemente, o trabalho não seria executado da melhor forma, não atingindo expectativas desejadas.

Bibliografia/Obras Consultadas:

• https://inspi.com.br/2018/08/7-motivos-para-um-artista-buscar-uma-assessoria-de-imprensa/.
• Apostilas existentes dentro da plataforma do próprio curso.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.