Autor: RENATO FERRAZ AKAOUI
e-mail:ngslamim2@yahoo.com.br
Curso Arqueação de Navios – Somática Educar
O processo de determinação da quantidade de carga transportada por uma embarcação utiliza, de maneira precisa, o princípio de Arquimedes.
O Princípio de Arquimedes estabelece que um corpo que flutua em um fluído desloca um volume deste fluído cuja massa equivale a massa do corpo flutuante.
Portanto, neste método de cálculo, esta metodologia para se determinar esta da massa da embarcação, consiste em se obter a leitura do respectivo Calado, para então multiplicá-lo pela densidade da água onde o mesmo está aportado.
A metodologia para se determinar a densidade da água aparenta ser um processo simples, mas exige algumas considerações para não se incorrer em leituras incorretas.
A densidade da água em que o navio flutua deve ser determinada no mesmo instante e no mesmo local em que são feitas as leituras dos calados nas marcas.
A densidade média da água dos oceanos é de 1024,12 Kg/m3.
Mas nos cálculos de arquitetura naval, nas curvas e tabelas hidrostáticas do navio, considera-se a água salgada como tendo uma densidade relativa de 1025 Kg/m3 e sendo a densidade relativa da água doce à 1.
A tabela abaixo mostra a variação de densidade da água em função da salinidade, assim como a da temperatura.
Para ter acesso ao Artigo Completo Clique Abaixo