ARQUEAÇÃO DE CARGA (DRAFT SURVEY)

Autor: SERGIO SALLES FERREIRA
e-mail: sergio.fer1423@gmail.com

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  1. INTRODUÇÃO
    O peso da carga a bordo, conforme o caso pode ser determinado por um dos seguintes métodos:
  2. Pesando cada volume da carga embarcado, como pode ser feito nos
    carregamentos de carga geral, usando os pesos indicados nos
    conhecimentos de embarque;
  3. Pesando a carga em terra, por meio de balança, como se faz em alguns
    carregamentos de graneis sólidos;
  4. Por medição indireta, medindo o volume dos tanques de terra, nos casos de graneis líquidos;
  5. Por medição indireta, determinando-se o volume ocupado nos tanques de bordo, nos casos de graneis líquidos;
  6. Através de medida do calado, feito para os casos dos granéis sólidos.
    No caso da carga geral, dá-se pouca importância ao peso total da carga devido ao fato do frete ser cobrado por consignação individual e, quase sempre, o navio “cheio sem está embaixo”.
    Nos granéis líquidos, os tanques de terra são medidos antes e depois
    da operação (carga ou descarga) e, calculado o volume movimentado, passa ao peso. O mesmo feito a bordo: medem-se os tanques do navio antes e depois da operação, obtendo-se o peso multiplicando o volume movimentado
    pela densidade da carga. Têm-se, então, os pesos pelo cálculo de terra e pelo cálculo de bordo, que devem ser semelhante,
    Também nos granéis sólidos, o peso da carga movimentada pode ser
    fornecido por terra, por meio de balanças. O peso por bordo é obtido através de uma operação denominada “arqueação da carga”, conhecida em inglês como “draft survey” que significa, literalmente, “inspeção de calado”. Em alguns casos este é único meio para se ter tal peso.
    A arqueação da carga também e um método indireto para se obter o peso das mercadorias a bordo. Determinam-se o calado correspondente; o deslocamento corrigido para a densidade da água em que o navio flutua; os
    pesos dos objetos, materiais, pessoas, etc, a bordo; e o peso do navio leve. Então o peso da carga é dado por:
    Peso da carga = deslocamento do navio – peso dos materiais, objetos,
    pessoas, etc – peso do navio leve.
    O embarcado, o recebedor, o afretador, o dono da carga, ou pessoa nela interessada, pode indicar um técnico para efetuar a arqueação da carga.
    A essa pessoa chamaremos de “inspetor” ou “arqueador”; em inglês chama-se “draft surveyor”.
    Quando, no caso de granel sólido, o peso da carga for unicamente
    determinado por arqueação, deve ser usado o “arqueador”. Este técnico determinará o peso da carga, mas isso não desobriga o imediato de também calculá-lo.
    Antes de prosseguirmos, queremos deixar bem claro que as instruções
    aqui dadas são relativas à determinação do peso da carga. Embora alguns itens sejam comuns ã outras operações, pode ser que não sejam exatamente iguais. Por exemplo, num “On Hire Survey”, a determinação da quantidade de combustível a bordo deve ser efetuada muito mais cuidadosamente que num “draft survey”, pesquisando-se até o conteúdo de água nos tanques de fuel oil; nos cálculos de carregamento, no qual o que importa é o calado e as
    linhas de carga, usamos a densidade relativa e não a densidade, como no caso da arqueação da carga.

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