ARQUEAÇÃO DE NAVIOS – DRAFT SURVEY

Talvez para os iniciantes no assunto o termo utilizado em português “Arqueador” possa  confundir. Já o termo em inglês “Draft surveyor” traduz com maior clareza qual a finalidade  deste profissional o qual através da inspeção dos calados do navio, verificação da densidade da  água no local e execução de cálculos baseados em dados particulares do navio emite um laudo  informando a carga embarcada ou desembarcada. 

Autor: João Victor Cavalcante

e-mail: jvncavalcante@gmail.com

Curso Draft Survey

Arqueação Bruta ou Arqueação líquida, genericamente referem-se a valores adimensionais  proporcionais ao somatório dos volumes fechados e volume reservado a armazenagem de  cargas de um navio, respectivamente. 

Para a execução dos cálculos que resultarão nos valores em “massa” (toneladas) de carga  embarcada ou desembarcada de um navio, antes de mais nada é preciso conhecer conceitos  básicos de arquitetura naval e estabilidade do navio, isto porquê o conceito utilizado no tema  é simples e conhecido, trata-se do “Princípio de Arquimedes – todo corpo que se encontra  imerso em um fluido recebe a ação de uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual  ao peso do corpo que está dentro do fluido”. Porém tratando-se de navio, logo é apresentado  um formato de volume submerso curvo, projetado de forma hidrodinâmica, diferente de  formas tridimensionais bem definidas, por exemplo um cubo, esfera e etc… Além deste fator o  estudo dos termos de arquitetura naval e estabilidade do navio, como LCG, LCF, TPC, LPP e  outros apresentam importância fundamental para a execução do cálculo de “Draft survey”. 

O laudo final apresentado pelo “Arqueador” ou “Draft Surveyor” é exigido em determinados  casos por autoridades, como Receita Federal para finalidades fiscais e também pelos  importadores e exportadores para maior controle de seus produtos movimentados nos navios,  isto demonstra a importância na boa execução deste trabalho. 

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