Acidentes Não Acontecem Por Acaso, Mas Sim Por Descaso!

Autor: Estevão de Sousa Rangel
E-mail: sousa.estevao@yahoo.com.br
Instituição: Somática Educar
Curso: Curso Profissionalizante Manutenção e Reparos Navais

Tema: Segurança em Reparos Navais

A segurança de um modo geral é extremante importante em todas as  áreas e setores de qualquer trabalho, mas quando o assunto é sobre trabalhos  navais, é imprescindível que o quesito segurança seja um dos pontos mais  importantes. Por exemplo, como nos casos de manutenções em tanques de  combustíveis, tanques de água, tanques de cimento, sewage, dentre vários  outros existentes, nestes casos o trabalho é feito de forma bem complexa,  desta forma é necessário que a segurança seja levada ainda mais a sério, pois  para realizar a atividade de manutenção deve passar por todos os  procedimentos, tais como bloqueio do tanque, sinalização e isolamento da  área onde será feito o trabalho, aferição dos gases existentes no interior do  tanque, limpeza e higienização do tanque para que após possa ser realizada  a manutenção, como no caso de uma troca de válvulas, por exemplo. E por  isso, é tão importante que a segurança venha sempre em primeiro lugar para  que a atividade possa ser concluída com plena segurança, tanto para o  colaborador quanto para a empresa. Além de que, algumas atividades podem  ser realizadas, com a embarcação ainda em alto mar, funcionando  normalmente. 

É comum que navios que realizam grandes viagens, sejam comumente  maiores, devido a necessidade de se ter tudo que possa ser preciso dentro deles, para que não seja preciso parar antes de chegar ao destino, dependendo  sempre da capacidade do tanque de combustível, desta forma é possível que  alguns pequenos reparos sejam feitos enquanto a embarcação está  navegando. Mas no caso de uma manutenção no próprio tanque de  combustível, por exemplo, é importante que o navio esteja atracado, para que  o tanque possa estar vazio para a realização do procedimento.

Apesar de atualmente os navios possuírem a maior parte do sistema de funcionamento computadorizado, em alguns casos ainda existe a necessidade de que seja  feito trabalhos manuais e mais complexos, e por isso deve-se manter a  embarcação atracada em um Porto, para que não haja nenhum risco. 

E por este motivo, pode acontecer em alguns casos, que o trabalho não  seja feito da forma mais adequada, pois em algumas situações fazer a parada  da embarcação para reparo, significa perda de tempo e dinheiro, duas coisas  importantíssimas para uma empresa. Porém, apesar disso, no geral, a  segurança em embarcações é levada muito a sério, e é mantida acima de qualquer outra coisa, pois é um ambiente hostil e muito complexo, ou seja,  ninguém quer correr o risco de ter problemas durante uma navegação. 

Por fim, com essas informações, é nitidamente notório que  independente da situação, a segurança em navios sempre está à frente de  qualquer outra coisa, o que faz com que desta forma, tenha-se menos  problemas, já que os reparos são feitos regularmente, de forma adequada. O  que beneficia não somente a empresa e/ou empregador, mas também toda a  tripulação, visto que inúmeros produtos são encaminhados de forma  marítima, tanto equipamentos, quanto colaboradores que são encaminhados para outras cidades ou estados, para realizarem suas atividades em outros  locais.

Referências das Consultas 

∙ https://transportemaritimoglobal.files.wordpress.com/2014/03/preve nc3a7c3a3o-dos-acidentes-de-trabalho-a-bordo-dos-navios-no-mar e-nos-portos.pdf ∙

https://www.royalfic.com.br/tudo-sobre-os-navios-petroleiros/ ∙ https://www.royalfic.com.br/tudo-sobre-os-navios-petroleiros/

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.