Manutenção de Aerogeradores

Sobre os Parques Eólicos

Uma usina eólica é formada por um conjunto de torres com aerogeradores, postos de transformação, cabos subterrâneos, central de comando e subestação, além de instalações e equipamentos complementares. Apesar de as torres metálicas serem, por enquanto, mais utilizadas no Brasil – por conta de a demanda de instalação não ser integralmente atendida por fabricantes das peças de concreto -, o concreto é um material mais competitivo, pois permite vencer alturas maiores e, assim, aumentar o potencial de geração energética. As torres eólicas podem chegar a mais de 100 m de altura.

Todo o processo de implantação e implementação do parque eólico exige-se diversas etapas, representando uma grande concentração no fornecimento de bens e serviços.As etapas de prospecção e manutenção/operação, contrastam com o grande número de equipamentos pesados de movimentação de carga e de profissionais exigindo um extenso cronograma inclusive de contratação de mão – de – obra e de empresas terceirizadas.

Temos como componentes de uma Turbina Eólica : Componentes de uma turbina eólica: 1-Fundação, 2-Conector à rede elétrica, 3-Torre, 4-Escada, 5-Controle de orientação (Yaw control), 6-Nacelle, 7-Gerador, 8-Anemômetro, 9-Freio elétrico ou mecânico, 10-Caixa de velocidades, 11-Lâmina, 12-Controle de orientação (pitch control), 13-Roda.

Componentes de Uma Turbina Eólica

Todos esses componentes após a sua instalação exigem uma manutenção preditiva e preventiva em seus equipamentos.

A Somática Educar está com inscrições abertas para o curso Manutenção de Aerogeradores no qual serão abordadas as diversas formas de se realizar a manutenção de grandes turbinas eólicas, com orientações técnicas através de imagens e orientações detalhadas.

O curso será ministrado pelo Professor Edson Meirelles que possui um vasto curriculum e formação na área Eólica, ministrando cursos tanto online como presencial em diversas regiões no Brasil.

Powered by Somática Educar

Fontes Consultadas:
– Rodnei Corsini – http://infraestruturaurbana17.pini.com.br
– Guia do Setor Eólico do RN – CTGAS/RN

 

 

 

Compartilhe:
  • 2
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.