Quais são os motivos para trocar os caminhões por trilhos?

 

Mais Motivos para Trocar Caminhões por Trilhos

Saiu na Revista Exame (edição 1163) dessa semana, o tema ” Mais Motivos para Trocar Caminhões por Trilhos”. Certamente uma temática bastante abrangente depois da Greve dos Caminhoneiros em Maio/2018.

Da pergunta faz-se o debate: – Por que é tão baixo o uso de ferrovias no transporte de cargas no Brasil?

 

A reportagem traz um estudo bastante interessante sobre as novas evidências dos benefícios do vaivém de mercadorias por trilhos em comparação com a  movimentação de caminhões.

A substituição dos caminhões por trens no escoamento de 10 milhões de toneladas grãos pelo Brasil diminuiria 222 700 viagem/caminhão por ano e 10% dos acidentes nas estradas, pelo qual se gasta devido aos acidentes de trânsito cerca de 130 milhões de reais .

Uma curiosidade:

 

Quanto aos investimentos que seriam liberados até 2027 com a renovação antecipada das ferrovias no Brasil, cerca de 7,2 bilhões seria investido na construção civil; 2,4 bilhões em máquinas de reparos e manutenção; 2,4 bilhões de reais seria investido em compra de veículos de transporte e 0,4 bilhões de reais em material eletrônico . Essa discussão para a renovação antecipada de concessões das ferrovias poderia significativamente atrair mais investimentos nesses setores, além de 60% desses investimentos seriam empregados em obras para a expansão da malha ferroviária que já estão nos planos das concessionárias.

Por que o Brasil abriu mão do trem e ficou dependente do caminhão?

Link para matéria: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/05/25/Por-que-o-Brasil-abriu-m%C3%A3o-do-trem-e-ficou-dependente-do-caminh%C3%A3o

 

Visite Nosso Curso na Área de Ferrovias

www.somaticaeducar.com

 

 

Compartilhe:
  • 4
    Shares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.